Welcome To Hell

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Literatura #1



Literatura E Desabafo
Bom, já faz algum tempo que não escrevo no meu blog, devido a fatores extraordinários que sucedem nossa vida(como estudar; trabalhar). Me dispus hoje a escreve-lo pois vejo que tenho alguns usuários diários( obrigado a VOCÊ que me visita) sedentos pelas besteiras que escrevo. Hoje vai ser um desabafo, segura essa moçada!

Me preocupa muito o que a juventude de hoje está lendo, mas me preocupa MESMO, dia desses fui numa livraria e estava procurando um livro (que não encontrei) e veio um rapaz, com seus dezesseis anos, e pergunta ao vendedor uma indicação de um livro, logo pensei: " o vendedor vai indicar uma obra fantástica, afinal ele trabalha aqui há anos", pasmem, o vendedor pega um livro com título " O segredo " e vende ao nosso jovem e futuramente frustrado rapaz, que ao ler a contra-capa adquire-o na hora.

Não sou preconceituoso como dizem ALGUMAS! Eu não digo que uma coisa é ruim sem antes (tentar) analisa-lo, lê-lo, refleti-lo, coisa que infelizmente eu fiz com esse livro(claro que não gastei um centavo para isso). Eu me pergunto: o que leva uma pessoa a se dispor intelectualmente para escrever determinado livro (a mediocridade, o dinheiro, a falta de bom senso
?). A filosofia do livro é basicamente que: se concentre nas coisas boas da vida, é só imaginar que essas coisas boas estão acontecendo com você, imagine de posse delas(das coisas boas). Tá, tudo bem, e as ruins? Esqueça-as? Se bem me lembro, as pessoas mais interessantes que o mundo já teve viveram em situações extremas de pobreza, de angústia, de desprezo... E Schopenhauer, e Nietzsche, e Voltaire? Graças a Deus não leram esse livro. Porque não consigo ter uma ideia de um Schopenhauer “bonzinho”. O livro não para por aí, TEM MAIS, porém não tive fôlego para continuar tal leitura até o final.

Uma coisa que também reparei ao ir na livraria é que boa parte das pessoas( 90 %) só se interessam por best-sellers, só leem livros de : “Dan brown; Sthefanie Meyer; Paulo Coelho” e esquecem dos livros essenciais, por acharem chatos, entediantes, inteligentes, et coetera . O que me faz reparar que hoje em dia qualquer pessoa sem preparo acadêmico NENHUM pode escrever um livro e se tornarem “célebres”. Pior que elas, é que existem pessoas que COMPRAM! SIM ELAS COMPRAM! Bruna Surfistinha vendeu 140 MIL CÓPIAS! Manuel Bandeira, Drummond, Vinícius e Cecília Meireles juntando tudo, não venderam isso! Sinceramente, se você foi um dos que adquiriu Bruna Surfistinha, eu pergunto: POR QUE FILHO DA PUTA? Espero que você se mude pro Iraque e morra por lá porque o Brasil já tem mediocridade suficiente.

No mesmo raciocínio, lendo uma matéria na internet eu me deparei com um texto de Pitty, sim a cantora, posta num vestibular (era uma Universidade Federal), eu não conhecia-a como escritora, só como “música” , e constatei que ela é ainda pior escrevendo. Quem foi o FILHO DA PUTA que colocou um texto de Pitty num vestibular? Não tem lirismo, não tem lógica, não tem NADA de poético, NADA! Ela esta para poesia assim como Renato Russo pro rock. Por que não botar Vinícius, Leminski, Drummond, Quintana... Pois bem, é o fim dos dias, Mallarmé, estão pondo Pitty numa prova de vestibular, a próxima estapa, qual será?Ivete Sangalo ou estudar “ a dança do creu” numa aula de música? Estamos caminhando para isso, a passos largos. E quem é r
esponsável por isso? Você que consome esses livros, você que clica numa notícia sem relevância nenhuma para a humanidade, você que gosta de ouvir Justin Bieber! Se você é um desses que, consequentemente, vai em micareta, ouve Pitty e lê “o segredo” faça um bem para o Brasil, VA PARA O IRAQUE!


"
Para se ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

2 comentários:

  1. "sucedem nossa vida(como estudar; trabalhar)"
    TRABALHAR?
    Ahhh Josééééééé...
    uhsahushuausha
    Bruna Surfistinha foi foda em.. sahshuashuahus

    ResponderExcluir
  2. Rapaz. Eu penso parecido e receio por quais caminhos percorrerão os jovens de hoje sem o auxílio didático da leitura. Escreverei, a pedidos, sobre o fato leitura nas nossas vidas e quero compartilhar ideias contigo no msn, brunosilva1106@hotmail.com ou por email. Tenho algumas discordâncias no que se refere ao tipo de leitura recomendada, já que todo sectarismo é por si pernicioso. Uma leitura global, incessante e vitaminada é preciso, fato. Mas como palear um mal ainda pior, que é a analfabetização funcional? Do que adianta ler Fernando Pessoa e extrai-lo a irrelevância que os professores do primários nos faz captar? E do que adianta não ler B. Surfistinha e não poder reter o cotidiano da prostituição, mais uma mazela de nossos tempos? Se quiser conversar, estou prontamente. ( a propósito, eu sou o mesmo do orkut! )

    ResponderExcluir